Quadra de Saibro TS
A quadra de Saibro é ideal para a prática do tênis e sua construção requer muitos cuidados.Deve ser feita em terrenos planos, bem compactados e de preferência de composição argilosa. O primeiro passo é fazer uma moldura com blocos de cimento e cinta de concreto na medida da quadra. Ela deverá ter 30cm de altura e ficar parcialmente enterrada.
No fundo dessa moldura é espalhada uma camada de 20cm de altura de cacos de tijolo, que deve ser muito bem compactada com a ajuda de água.
Em seguida, cobre-se o espaço com uma camada de 20cm de saibro misturado com argila e terra vermelha. Depois de compactada com um rolo pesado, deve-se abrir pequenas valas e fazer sapatas de concreto nos locais onde serão fixados os postes de sustentação da rede.
Por fim, espalha-se o pó de telha, o que facilita a movimentação dos jogadores. Deve-se prever caimento de 0,5% nas laterais. A autodrenagem demora cerca de 8 horas. As obras duram aproximadamente 6 semanas.
Se a quadra for construída em terrenos irregulares, aterrados, de pouca firmeza ou sobre lençol freático, deve-se prever o contrapiso, o que acarreta a necessidade de um sistema de drenagem.
A vida da quadra de saibro é água, por isso, deve ser regada todos os dias. As condições ideais para se jogar é quando a quadra se encontra vermelha.
Quando a quadra é nova deve-se aplicar o rolete de 350 kg toda a semana.
Após chuvas não liberar antes de passar o rolete.
O pó de telha deve ser recolocado sempre em ocasiões de grandes vendavais ou fortes chuvas, aproximadamente cinco sacos de cada lado.